Influência do Manganês na resistência à corrosão

O manganês (Mn) é um metal muito abundante em nosso planeta e de fácil obtenção. No entanto, o mesmo não confere aos aços com ele produzidos as mesmas propriedades que o níquel (Ni). Por isso, o manganês possui valor comercial muito menor do que o níquel, assim, os aços da família da série 200 possuem também preços menores e performance inferior aos aços da série 300.

A utilização do manganês em substituição ao níquel nos aços da série 200 tem como único objetivo a redução de preço, mesmo às custas das propriedades do aço inoxidável.

Os aços 201 têm sido produzidos na Ásia e comercializados no mundo inteiro, inclusive no Brasil, com teores mais baixos de Ni (cerca de 1%). Esses aços ainda possuem menores teores de Cr (12% a 15%) e maiores teores de Mn (8% a 10%). Esses aços não seguem especificações internacionais como normas ASTM e DIN, o que tem trazido problemas no mercado, no sentido de comprometer a imagem dos aços inoxidáveis como ligas de alta resistência à corrosão.

Tabela 1 – Composição química de aços inoxidáveis 304 x 201 encontrados no mercado e ensaiados por análise química em laboratório.

Leia mais.