Intercorr 2025 reforça a importância da inovação no combate à corrosão

Entre os dias 8 e 11 de julho, o Centro de Difusão Internacional da USP, em São Paulo, foi palco do Intercorr 2025 – 10º Congresso Internacional de Corrosão, maior encontro técnico-científico do Brasil dedicado ao tema. Promovido pela Associação Brasileira de Corrosão (Abraco), em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o evento reuniu especialistas, estudantes e profissionais de todo o país para debater os principais avanços no combate à corrosão.

A programação incluiu também a 39ª Exposição de Tecnologias para Prevenção e Controle da Corrosão, que apresentou inovações em produtos, serviços e soluções para a indústria, além do já tradicional 22º Concurso de Fotografia de Corrosão e Degradação de Materiais, que trouxe um olhar artístico sobre o impacto desse fenômeno nos materiais.

Na sessão de abertura, conduzida pela pesquisadora do IPT Zehbour Panossian, presidente do Comitê Executivo do Intercorr 2025, foi ressaltado o papel fundamental das parcerias institucionais e do apoio da comunidade científica e industrial para a realização de eventos dessa magnitude. Ao lado dela, o presidente da Abraco, Luiz Paulo Gomes, vice-presidente do Comitê Executivo, destacou a colaboração do IPT como elemento-chave para o sucesso desta edição.

Para quem atua no setor do aço inox e demais ligas metálicas, o evento reforçou a necessidade de investir continuamente em pesquisa, novas tecnologias e boas práticas para prolongar a vida útil dos materiais e reduzir os impactos econômicos e ambientais da corrosão.