A Inoxcorr 2025 reuniu na última terça-feira (18), engenheiros, arquitetos, pesquisadores, fabricantes e estudantes do setor de aço inox no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) na USP Butantã. Quem abriu e conduziu o evento foi o Eng. MSc. Paulo Ricardo Andrade, diretor executivo da ABINOX e a dra. Zehbour Panossian, pesquisadora do IPT.
O Engenheiro Tiago Lima, da Aperam, conduziu as transições das palestras que tiveram a abordagem do aço Inox na vida pública. Como convidados no primeiro período, o arquiteto Joel Lima, Entre Urbanos, com uma palestra sobre o projeto Galo Inox Aperam, novo ponto turístico em Belo Horizonte e Emmanuel Lacerda, da Inoxcolor, que dialogou a respeito dos aços inoxidáveis coloridos.

Participou também a dra. Ada Kayser (UERJ) abordando o estudo de cantoneiras em aço inoxidável submetidas à compressão centrada, Gilberto Gonzales da Metalinox, falando sobre aço inox no setor de hidrogênio verde e o Prof. dr. Guilherme Koga (UFSCar/DEMA) que trouxe dados do desenvolvimento de aços inoxidáveis e suas particularidades, estes últimos voltados a aspectos técnicos.
Já no segundo período o tema foi voltado à metalurgia dos aços inoxidáveis e contou com a palestra da Enga. Pamella Nunes, da Aperam South America, com foco na metalurgia e aplicação dos aços inoxidáveis duplex, o eng. MSc. Leonardo Pellegrini (UFRGS), colunista do Papo de Inox, falou sobre a liberação de íons metálicos por aços inoxidáveis 304 e 201 em meio alimentar simulado em diversos ensaios. A professora dra. Karina Barcelos, (CEFET-MG) deu foco ao ensaio DST, dobramento sob tensão de aços inox 430 e 304 e a engenheira dra. Annelise Zeemann (PUC Rio/TECMETAL) palestrou a respeito dos princípios da seleção de aços inoxidáveis em projetos. Todas as palestras tiveram ampla participação do público presente o que tornou o evento ainda mais rico.

Para finalizar, no fim da tarde, a Inoxcorr 2025, mediada pela profa. dra. Karina Barcelos (CEFET-MG/ABINOX), deu espaço à mesa-redonda Mulheres Inoxidáveis, um tema muito coeso com o evento, diante da quantidade de mulheres participantes. No palco estiveram a enga. dra. Annelise Zeemann (TECMETAL), a enga. Isabel Noemi Gonçalves (Aperam South America), a dra. Zehbour Panossian (IPT/SP), a enga. Pamella Nunes (Aperam South America) e Fabiane Alves (ELLFAS). O foco que norteou o debate foi o papel e os desafios das mulheres no setor do inox e como ter voz em um mercado tão masculino.

Entre os destaques da discussão, houve um questionamento sobre os jovens na indústria: como trazê-los de volta às universidades e incentivá-los a consolidar uma carreira; como reter o interesse por engenharia, uma área em que antes faltavam vagas para bolsas e que hoje sobram; além de discutir como mudar esse cenário diante dos desafios que a internet impõe às profissões, como influenciadores e criadores de conteúdo.
O evento também contou com o apoio do Papo de Inox. Por meio de iniciativas educativas, entrevistas e divulgação científica, o Papo de Inox tem contribuído para aproximar profissionais, pesquisadores e a indústria, fortalecendo a cultura do inox no país e incentivando a formação de novas gerações de especialistas.
