US$ 1 = R$5,32

Exportação de sucata ferrosa bate recorde, mas acende alerta para a indústria do aço

As exportações brasileiras de sucata ferrosa atingiram um recorde histórico em 2025, com 885,7 mil toneladas embarcadas. Dados que mostram alta de 28,2% em relação a 2024 e acima do recorde anterior, de 2023. Apenas em dezembro, o crescimento foi de 75% na comparação anual.

Apesar dos números expressivos, o Inesfa (Instituto Nacional da Reciclagem) alerta que o cenário é preocupante: o aumento das exportações reflete a dificuldade de absorção da sucata pela indústria nacional do aço, pressionada pela forte entrada de aço importado, especialmente da China.

Segundo o instituto, o setor de reciclagem está tecnicamente preparado e hoje oferece sucata de “pronto uso”, mais eficiente e regularizada, que já representa cerca de 60% do consumo interno das usinas. Ainda assim, a falta de competitividade da siderurgia brasileira e a concorrência desleal seguem como entraves. Para 2026, o cenário permanece incerto, e a retomada depende diretamente do fortalecimento da competitividade da indústria do aço no Brasil.

Carregando...