Se você é morador ou visitante do município de Mogi das Cruzes, em São Paulo, certamente já cruzou com alguma obra imponente em aço inox que traça alguma história relacionado à tradição da região.
Um dos marcos mais conhecidos é o monumento que retrata Gaspar Vaz, bandeirante responsável por fundar Mogi das Cruzes em 1º de setembro de 1560. A escultura, assinada pelo artista plástico Belini Romano, impressiona pelo porte e pela imponência. Com 13 metros de altura, 5 metros de largura e aproximadamente 3 toneladas. Tudo feito em aço inox. Esse monumento foi doado pela empresa Aços Villares como parte das comemorações pelos 40 anos da companhia e pela duplicação da Rodovia Mogi-Dutra.
Outra escultura de grande relevância é a criada pelo artista mogiano Lúcio Bittencourt. Também esculpida em aço inox, a obra representa a união dos povos formadores da cidade. O Grupo Samed doou essa peça ao município.
Essas esculturas, além de funcionarem como pontos turísticos e cartões-postais, evidenciam a versatilidade do aço inox. O material oferece resistência à corrosão, durabilidade e um acabamento sofisticado, características ideais para obras expostas ao tempo. Em Mogi, essas qualidades garantem que os monumentos permaneçam vivos mesmo após anos de exposição às condições climáticas.
Para quem visita Mogi das Cruzes, e é amante do aço inox, esses monumentos são paradas obrigatórias. Além das peças já citadas, muitas outras estão presentes por toda a cidade.