As tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre aço e alumínio continuarão em vigor, segundo afirmou Jamieson Greer, Representante Comercial dos EUA (USTR), em entrevista à CNBC nesta terça-feira, 17.
De acordo com Greer, o governo americano pode ajustar alíquotas para ampliar o nível de conformidade das empresas, mas não há previsão de suspensão das tarifas. Ele destacou ainda que as empresas norte-americanas vêm se beneficiando do aumento das exportações, impulsionadas pela política tarifária.

O representante comercial evitou comentar diretamente sobre o impacto das tarifas no consumidor e descartou preocupações quanto a efeitos negativos na economia. Segundo ele, as medidas têm sido eficazes tanto no fortalecimento da indústria local quanto na geração de recursos para reduzir o déficit fiscal dos EUA.
Greer também defendeu que as tarifas contribuíram para abrir novos mercados internacionais aos produtos americanos, além de colaborar com a queda da inflação, classificando os resultados como “um sucesso incrível”.
Por fim, ao comentar o processo em análise na Suprema Corte envolvendo a política tarifária, afirmou que o governo aguarda a decisão judicial antes de avaliar possíveis ajustes nas diretrizes econômicas.
