O Atlético Mineiro acaba de ganhar um novo símbolo para sua história: o Galo Inox Aperam, uma impressionante escultura feita inteiramente em aço inox 304L. Fruto de um investimento conjunto da Aperam e da ArcelorMittal, o projeto reúne arte, engenharia de ponta e tecnologia para eternizar o espírito do clube.
Com 13 toneladas de peso e imponentes 8 metros de altura, a escultura é uma verdadeira obra de arte metálica. O Galo ostenta um escudo de 60 metros de área e impressiona pelos detalhes: são 4 mil penas e 13 mil pontos de solda meticulosamente aplicados, com peças que variam de 6 centímetros a 7 metros de comprimento.
Um dos destaques técnicos do projeto é o serviço de hidroconformação, um processo inédito desenvolvido pela equipe para moldar a bola e as esporas da escultura. A inovação também se revela no uso do inox colorido, que trouxe vida ao escudo do clube e à bola, conferindo ainda mais identidade e emoção à obra.
O Galo Inox Aperam também incorpora tecnologia de última geração. Os olhos da escultura são câmeras panorâmicas de alta definição para captar toda a movimentação da esplanada da Arena MRV.
Segundo o arquiteto Joel Lima, responsável pelo projeto — e torcedor apaixonado do Atlético Mineiro —, o objetivo foi reproduzir todas as texturas de um galo real em aço inoxidável. “Cada detalhe foi pensado para traduzir a força, a garra e a beleza do nosso símbolo”, afirmou Lima, que aos 55 anos liderou o projeto que durou cerca de um ano para ser inaugurado.
Diversas empresas participaram do projeto, como Linox Artefatos, Metalúrgica Soares, Inox Color, entre outras.